Conheça o ômega 6 e saiba para que serve
Os ácidos graxos Ômega 6 e Ômega 3 são essenciais porque não podem ser fabricados pelo corpo humano – só chegam a nós por meio da alimentação – e precisam estar em equilíbrio em nosso organismo, pois estão em permanente competição pelo controle de nossa biologia.
O Ômega 6 facilita a estocagem das células adiposas, a coagulação e as respostas inflamatórias às agressões exteriores, enquanto o Ômega 3 atua na constituição do sistema nervoso, tornam as células mais flexíveis, acalmam as reações de inflamação e limitam a fabricação de células adiposas. Ou seja, o equilíbrio da fisiologia depende do equilíbrio entre esses dois ácidos.
Os ácidos graxos chamados Ômega 6 são um exemplo de ácidos considerados básicos com abundante efeitos fisiológicos ótimos para a saúde, já que pode utilizar-se para melhorar a inflamação relacionada com a artrite reumatóide e os sintomas da síndrome pré-menstrual.
Os efeitos biológicos que produz o Ômega 3, normalmente se conseguem pela combinação dos ácidos graxos do Ômega 6.
Algumas função Importantes do Ômega 6 no Organismo:
- Formação de membranas celulares
- Formação dos hormônios
- Auxilia no funcionamento do sistema imunológico, neuronal e das transmissões químicas
Benefícios do Ômega 6
A ingestão de Ômega 6 nos proporciona uma série de benefícios, entre eles destacam-se:
- Contém propriedades saudáveis para o aparelho circulatório, reduz os triglicerídeos, reduz o colesterol, protege contra as anginas do peito e previne doenças como as arritmias
- O ácido graxo Ômega 6 contribui muito para a correta funcionalidade do organismo
- Pode ser utilizado por pessoas que sofrem de queda do cabelo constante, pois se relaciona com uma falta de irrigação sanguínea no folículo piloso
- É muito recomendável para as mulheres, pois ajuda a diminuir os sintomas pré-menstruais
- É indicado para o tratamento contra a diabetes, pois ajuda a manter equilibrados os níveis de insulina e previne contra os efeitos secundários da doença
- Aconselhado para os problemas de impotência nos homens, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea
Tanto o Ômega 3 quanto o Ômega 6 são importantes em nossa dieta, no entanto você provavelmente já ouviu falar muito sobre a importância do Ômega 3 mas pouco do Ômega 6.
O Óleo de Cártamo possui grande quantidade de ômega 6 (60 a 80%), o que auxilia na queima de gordura, além de reduzir o apetite, evitar o envelhecimento e combater a celulite e o colesterol ruim! Você deve incluir o óleo de cártamo na sua dieta!
O que acontece é que deve haver um balanço na ingestão dessas gorduras, mas a dieta tipicamente ocidental contém muito mais Ômega 6 do que Ômega 3, então muito se fala em obtenção de Ômega 3 extra através da suplementação.
Apesar de não haver um consenso em qual deve ser a relação “perfeita” entre o consumo de Ômega 6 e Ômega 3, essa relação fica entre 2:1 a 4:1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário