Descubra os alimentos considerados inimigos da dieta, mas que não fazem tão mal à saúde assim!
Pipoca, batata, queijo… Na hora de enxugar alguns quilinhos, eles são cortados da rotina alimentar. Mas, na verdade, não são grandes vilões da alimentação saudável. Saiba seus benefícios e a forma correta de ingeri-los!
Se privar de alguns alimentos é uma ação comum para quem quer manter a forma ou perder peso. Mas você não precisa ficar sem comer aquele pedaço de pizza com amigos na sexta-feira à noite ou uma tigela de pipoca enquanto assiste a um filme. Em entrevista à versão americana da Marie Claire, a nutricionista Samantha Hellerlistou 10 alimentos considerados inimigos da dieta e que não são tão prejudiciais à saúde quanto você pensa.
1 – PIPOCA
As servidas no cinema com bastante sal e manteiga são gordurosas e calóricas. Mas a pipoca estourada na panela e a versão light para microondas contêm apenas grãos cheios de fibras e cerca de 31 calorias por xícara.
2 – BATATA
As invenções dos restaurantes de batatas fritas cobertas com queijo e bacon ou assadas e com recheio generoso deram uma má reputação ao legume. Mas de acordo com a nutricionista, a batata pode ser a nova couve porque é uma boa fonte de vitamina C, B6 e fibras (se você não descascá-la). Tempere-a com salsa, azeite e alho torrado para mantê-la saudável. E, claro, prefira consumi-la assada ou cozida ao invés de frita.
3 – MANTEIGA
Em pequenas quantidades, a manteiga não é tão ruim para você – pelo menos se comparada à margarina, que tem mais ou menos o mesmo número de calorias e 5 vezes mais de gordura trans, o que pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom. Isso não significa que você deve se empanturrar de manteiga, mas não se prive de adicionar um pouco em uma receita saudável, por exemplo, ou de comer uma fatia de pão com manteiga caso tenha no couvert de um restaurante. Mas neste caso, a nutricionista diz que você pode substituir a manteiga pelo azeite.
4 – AÇÚCAR
As pessoas costumam associar o açúcar com comidas de alto valor calórico, como bolos e doces. No entanto, quando você consome açúcar, seu corpo o transforma em glicose, um importante combustível para cada célula, pois te dará energia. As frutas, por exemplo, contêm açúcares naturais. Se preferir, você pode consumir o açúcar em pequenas quantidades, como para adoçar uma xícara de café ou o mel para o chá. Deixa sobremesas feitas com toneladas de açúcar para ocasiões especiais, se você quiser evitar o ganho de peso.
5 – CHOCOLATE QUENTE
O cacau usado no chocolate quente contém polifenóis, composto que ajuda a afastar as doenças. Já não se pode dizer o mesmo da versão feita com chocolates em barra, achocolatados em pó e leites gordurosos. Para fazer um chocolate quente saudável, use uma xícara de leite de soja ou leite normal com baixo teor de gordura, duas colheres de sopa de cacau em pó e um pouco de açúcar ou mel para adoçá-lo.
6 – QUEIJO
Novos estudos sugerem que ingerir um mix de lacticínios com baixo teor de gordura regularmente, incluindo o queijo, pode baixar a pressão arterial, estabilizar o açúcar no sangue, ajudar a manter o peso sob controle e até mesmo prolongar a sua vida. O ideal é consumir cerca de 2,5 porções por dia.
7 – CARBOIDRATOS
Foque nos grãos integrais, como os encontrados no pão, macarrão e arroz integral e na quinoa. Este tipo de corboidrato é saudável e deve fazer parte da sua rotina alimentar. Samantha diz que carboidratos integrais contêm fibras e nutrientes que mantêm o sistema digestivo em ordem, aumentam a imunidade, reduzem o inchaço e até mesmo o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes.”
8 – MOLHOS PARA SALADA
Molhos feitos com óleos vegetais como o de óleo de oliva, de girassol, ou o de uva têm gorduras saudáveis que ajudam seu corpo a absorver nutrientes essenciais em outros alimentos (incluindo os ingredientes de sua salada), por isso eles são realmente a melhor opção. Já os molhos com gordura reduzida podem conter sódio extra e açúcar. A nutricionista diz para evitar também aqueles que têm aparência cremosa porque normalmente eles são feitos com maionese ou creme, que possuem gorduras ruins.
9 – BEBIDAS ESPORTIVAS
As bebidas esportivas são agrupadas aos sucos açucarados e refrigerantes, pois elas contêm açúcar. Você não deve tomar uma bebida isotônica enquanto assiste tevê, mas sim depois de praticar exercícios porque ela fornece carboidratos para ter energia rápida e repõe o líquido que você suou. Pense que as bebidas esportivas são como um lanche pós- treino. Mas lembre-se: você só deve toma-la após atividades físicas intensas, como uma aula de spinning ou uma corrida de longa duração.
10 – PIZZA
Comer um pequeno pedaço de pizza não irá fazê-la engordar. Para manter a ingestão de calorias razoável, opte pela massa fina com legumes e queijo, assim você terá uma refeição perfeitamente equilibrada. E tente não comer a pizza inteira.
Fonte: Revista Marie Claire
Nenhum comentário:
Postar um comentário