10 alimentos para aliviar a DOR
As dores crônicas afetam grande parte da população. Ao mesmo tempo em que o uso de analgésicos pode reduzir as dores, pode ser viciante e causar efeitos colaterais. E, ainda, muitas vezes, os analgésicos não conseguem eliminar a verdadeira causa da dor.
Certos alimentos podem aliviar as dores, combatendo inflamações. Por outro lado, outros podem agravar ainda mais o quadro. Por isso, o primeiro passo é melhorar seus hábitos alimentares, eliminando do cardápio alimentos que contribuem para o aumento de inflamações, como os altamente processados, os que contêm carboidratos refinados e aumentar o consumo de grãos integrais, de hortaliças, de frutas e de oleaginosas.
Conheça agora os 10 alimentos que ajudam no combate a dor:
1. Frutas vermelhas (Cerejas, Blueberry, Goji Berry, Raspberry etc.): ajudam no combate a dores causadas por artrite.
As Antocianinas, antioxidantes responsáveis pela coloração dessas frutas, combatem a dor, pois bloqueiam a inflamação e inibem enzimas relacionadas à dor.
Sugestão de consumo: consumir na forma de fruta fresca ou desidratada, de suco ou em cápsulas.
2. Gengibre: importante no tratamento de enxaqueca, de artrite e de dores musculares.
O Gengibre é uma raiz que ajuda no alívio de enjoos e na diminuição dos gases intestinais. Atua como analgésico e como anti-inflamatório natural, que pode oferecer alívio de enxaquecas, de dores causadas por artrite e de dores musculares.
Uma quantidade de ¼ de colher de Chá de Gengibre por dia é suficiente para oferecer tais benefícios. Pode ser adicionado em Smoothies, em sucos, na forma de chá ou em preparações como sopas, por exemplo.
3. Cranberry: previne o surgimento de úlceras.
O consumo do suco de Cranberry possui a capacidade de evitar que haja a adesão da bactéria H. Pylori na mucosa do estômago, prevenindo, assim, o desenvolvimento de úlceras.
A sugestão de consumo é de 1 copo do suco de Cranberry por dia ou na forma de cápsulas.
4. Óleo de Peixe: alivia dores nas costas, no pescoço e nas articulações.
Os suplementos à base de Óleo de Peixe são fontes de Ômega 3, nutriente benéfico para a saúde cardiovascular e para o bom humor. O Ômega 3 melhora o fluxo sanguíneo e possui ação anti-inflamatória. Por esses motivos, pode aliviar dores nas costas, no pescoço e nas articulações.
5. Cúrcuma: ajuda no alívio das dores em articulações e da colite.
A Cúrcuma possui uma substância chamada Curcumina, que apresenta propriedades anti-inflamatórias. Protege o corpo da destruição nos tecidos e da inflamação nas articulações.
A sugestão de consumo é de 1 colher de sopa ao dia, que pode ser polvilhada em molhos para saladas, sopas, grãos cozidos e vegetais.
6. Probióticos ou iogurte com Probiótico: alivia os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
Algumas cepas de bactérias Probióticas são capazes de reduzir as dores, a inflamação e o inchaço característicos dessa síndrome.
7. Café: ajuda no combate a dores de cabeça.
Durante crises de dor de cabeça / enxaqueca, há dilatação dos vasos sanguíneos. A cafeína ajuda na redução da dor por estreitar os vasos sanguíneos.
O Café também reduz a liberação de substâncias que promovem a dor e acentua o efeito de analgésicos.
8. Hortelã-pimenta: auxilia no alívio dos sintomas da Síndrome de Intestino Irritável e das dores de cabeça.
O mentol presente na Hortelã-pimenta ajuda a prevenir espasmos musculares, uma das razões pelas quais seu consumo é eficaz no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável. Também é útil para o alívio das dores de cabeça.
O uso pode ser feito na forma de chá ou de óleo essencial. Saiba mais sobre os Óleos Essenciais AQUI
9. Edamame (Soja Verde), Tofu, Tempeh: auxiliam no alívio dos sintomas da artrite.
O consumo de Edamame pode ajudar a reduzir dor em pacientes que apresentam artrite. Isso se deve ao tipo de proteína e a outras substâncias presentes na soja.
10. Pimenta vermelha: auxilia no alívio dos sintomas de artrite.
A Capsaicina, presente na pimenta, estimula as terminações nervosas e elimina substâncias que são responsáveis pela dor.
Coloque Pimenta nas sopas ou em molhos.
Fonte: Mundo Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário