quarta-feira, 18 de março de 2020

Chá Preto: Benefícios! Emagrece! Efeitos Colaterais e Propriedades

Chá Preto: Benefícios! Emagrece! Efeitos Colaterais e Propriedades

chá preto é produzido a partir da planta Camellia sinensis que é uma erva medicinal nativa das Florestas do Nordeste da Índia e Sul da China.
O chá preto é extraído das folhas da Camellia sinensis que também é matéria-prima dos chás verde, amarelo, branco, vermelho e vários outros.
O chá preto é mais oxidado por causa da forma como é processado (totalmente fermentado), perde um pouco o efeito de polifenóis, enquanto o chá-verde é apenas escaldado, fervido e seco, mantendo-se completamente as suas propriedades de saúde.
No caso do chá preto, ele se diferencia dos demais pela diferença em seu processo de fermentação. É nesse processo que as folhas são completamente oxidadas, deixando-as com um tom mais escuro e sabor mais forte.
É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso.

Chá Preto Benefícios:

Estudo publicado comparou as taxas de consumo de chá preto em 50 países ao redor do mundo e a prevalência de doenças, como câncer, doenças respiratórias, cardiovasculares e infecciosas e diabetes.
De acordo com os autores, apenas uma correlação conclusiva pôde ser feita: países nos quais bebe-se bastante chá possuem índices menores de diabetes tipo 2 em sua população.
O motivo, segundo eles, é que o processamento do chá gera flavonoides, moléculas de propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a doença.
Outros estudos já haviam concluído que o chá possui propriedades antidiabéticas.
No início de 2012, estudo publicado no UK Nutrition Bulletin revelou que pessoas que bebem de três a seis xícaras de chá preto por dia são de 30% a 57% menos propensas a ter ataques cardíacos, além de serem menos vulneráveis aos diabetes tipo 2.

Chá Preto Emagrece:

Ajuda a emagrecer e na redução do peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.

Chá Preto Nome Popular:

Chá preto.

Chá Preto Nome Científico:

Camellia sinensis (L.) Kuntze

Receita de Chá Preto:

Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)
Quantidade: água 1L

Chá Preto Como Preparar:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) de folhas em 1 litro de água.

Chá Preto Propriedades Medicinais:

Adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarreica, antilítica, antioxidante, antitumoral, broncodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, estimulante nervoso, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.

Chá Preto Para que Serve:

Chá preto é bom para ajudar no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas.

Chá Preto Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras por dia após as refeições.
Para obter todas as propriedades do chá é importante que o chá fique na água quente por cerca de 30 minutos, pois os antioxidantes presentes no chá começam a ser liberados ao fim de 5 minutos.
Quem sofre de insônia pode consumir o chá, desde que este fique em infusão durante cerca de 10 minutos, o que torna seu sabor ainda mais intenso, mas que não atrapalha o sono.
O chá preparado durante menos de 5 minutos, tem efeito contrário e mantém o cérebro mais ativo e por isso quando preparado dessa forma não deve ser consumido após as 19 horas.
Para deixar o sabor do chá mais suave pode-se adicionar um pouco de leite morno ou meio limão espremido.

Chá Preto Como Fazer Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Pode causar excitação, distúrbios para adormecer, constipação (dificuldades do trânsito intestinal, em caso de consumo excessivo).
É contra-indicado para quem possui problemas cardíacos devido ao teor de cafeína.
Por conter altas concentrações de cafeína, o consumo em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dor de cabeça, agitação e insônia.
Se consumida em doses altas a planta Camellia sinensis pode provocar toxicidade por excitação do sistema nervoso, causando convulsões, delírios, cefaleia e taquicardia.
Por conter cafeína, o chá deve ser evitado por grávidas e lactantes. Isto porque a substância atravessa a barreira placentária e o leite materno.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Black Tea & Weight Loss. eHow.
  2. com: Does Caffeine Increase Weight Loss?
  3. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23.
  4. The Effect of Black Tea on Weight Loss. Livestrong
  5. Beresniak A, Duru G, Berger G,et al. Relationships between black tea consumption and key health indicators in the world: an ecological study.
  6. https://onlinelibrary.wiley.com.
  7. Wikipédia: Camellia sinensis.
  8. The Plant List: Camellia sinensis.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Chá Branco: É Feito de Que? Benefícios! Emagrece! Propriedades

Chá Branco: É Feito de Que? Benefícios! Emagrece! Propriedades

O chá branco assim como o chá preto e o chá verde são produzidos a partir da planta Camellia sinensis que é uma erva medicinal nativa das Florestas do Nordeste da Índia e Sul da China.

Chá Branco é Feito De Que?

O chá branco é feito da infusão de folhas jovens (novos botões que cresceram) da Camellia sinensis, a mesma do chá verde e o chá preto e que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar protegidos da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.
Entre todos os chás, o chá branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Chá Branco Benefícios:

Além de emagrecer, é capaz de fortalecer o sistema imunológico (deixa você mais resistente a doenças), combate os radicais livres (a pele fica jovem por mais tempo).
Isso acontece graças às catequinas e aos polifenóis (antioxidantes até mais poderosos que as vitaminas C e E).

Pesquisas feitas nas Universidades Americanas de Pace, Cleveland e Case Western Reserve revelam mais sobre o chá branco:

  • Diminui o colesterol ruim, o LDL, e fortalece as artérias e veias, prevenindo problemas cardiovasculares.
  • Protege a pele dos efeitos nocivos do sol, pois melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta B (responsáveis pela vermelhidão). Com isso, diminui o risco de câncer de pele.
  • Age como um antigripal e anti-inflamatório.
  • Previne a formação de placas e cáries nos dentes.
O chá branco é menos conhecido e mais raro no Brasil, porém é ainda mais poderoso do que o popular chá verde.
Menos processado do que o chá verde, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios.
A diferença é que as folhas do chá branco são coletadas antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pelos prateados que lhe dão uma cor clara verde acinzentada. Ao contrário dos chás verde e preto, o branco não passa pela fermentação.
O chá branco é produzido na China, Japão e Índia. Contém cafeína, manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2, apresenta maior concentração de polifenóis e é rico em outras substâncias antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

O chá branco contém propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do cancro do cólon e maior quantidade de antioxidantes que outros chás.

Em experiências feitas por investigadores do Linus Pauling Institute da Universidade do Estado de Oregon, ao testarem as capacidades dos dois tipos de chá em prevenir o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz.
De acordo com estudos realizados pela Pace University, em 2004, os efeito anti-virais e anti-bacterianos do chá branco são maiores que os do chá verde.
Possui um sabor mais suave e delicado e contém menos cafeína do que o chá verde ou o chá preto, além de possuir uma grande quantidade de antioxidantes naturais. Pode ser consumido sem a necessidade de acrescentar creme de leite ou açúcar.

Chá Branco Emagrece:

O chá branco emagrece, acelera o metabolismo, queima gorduras, bloqueia e evita a absorção e o armazenamento de gordura, ajuda na perda de peso e regular a glicose no organismo.
Em estudos realizados pela BioMed Central Ltd., foram encontrados evidências sugerindo que o chá branco é capaz de queimar as células de gordura do corpo.
Ajuda emagrecer, pois pode ser consumido durante todo o dia fazendo com que o corpo sinta menos vontade de consumir outras bebidas e alimentos com muito açúcar.
A bebida contém zero caloria, além de ser agradável e refrescante.

Chá Branco Tira o Sono?

O chá branco possui cafeína em sua composição, em uma quantidade que é similar ao teor apresentado pelo chá verde.
A cafeína é uma substância estimulante, que trabalha contra o sono. Logo, pode-se entender que o chá branco também atua no sentido de tirar o sono por ser estimulante do organismo.

Chá Branco Nome Popular:

Chá branco.

Chá Branco Nome Científico:

Camellia sinensis (L.) Kuntze

Receita do Chá Branco:

Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)
Quantidade: água 1L

Como Preparar Chá Branco:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) das folhas em 1 litro de água.

Chá Branco Propriedades Medicinais:

Adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarreica, antilítica, antioxidante, antitumoral, broncodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.

Chá Branco Para Que Serve:

Chá Branco é bom para emagrecer, pois acelera o metabolismo, ajudando a eliminar a gordura corporal. Ajuda a prevenir cáries e placas nos dentes.
Tem ação anti-inflamatória e antigripal. Ativa o sistema imunológico. Regenera a pele. Pode atuar na diminuição das taxas do colesterol ruim que bloqueia as artérias (LDL).
Inibe mutações genéticas que podem originar o câncer. Diminui inchaços. Combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Previne problemas cardiovasculares, fortalecendo as artérias e veias.

Chá Branco Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Coloque a água para ferver e, antes de surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente 2 colheres (sopa) em 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água). Abafe por cinco minutos e coe. Tomar 1 a 2 xícaras por dia.
Beber quente ou frio até 24 horas após o preparo. Depois disso, os princípios ativos do chá perdem a eficácia.
Vale, sim, preparar a quantidade necessária para o seu dia. Nesse caso, coloque o chá numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro e leve à geladeira.
O ideal é não adoçar. Mas, se preferir, use 1 colher (chá) de mel para 1 xícara de chá branco. Evite açúcar e adoçantes para não prejudicar o processo de desintoxicação.
A canela em pau dá um sabor especial ao chá. Coloque-a na água que será levada ao fogo.
Importante lembrar que, ao preparar o chá, não se deve ferver as folhas. Levar a água para ferver e após, retirar do fogo e colocar as folhas do chá deixando em infusão por alguns minutos.

Chá Branco Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Não pode ser consumido por mulheres grávidas, ou que amamentam e por pessoas que têm úlceras gástricas, diabetes, insônia ou problemas de pressão.
Não é indicado para quem sofre com batimentos cardíacos irregulares, sendo necessário consultar o médico antes de consumir a bebida.
Em quantidades elevadas, o chá pode provocar problemas como aumento da pressão arterial, desordens gástricas e insônia.
As dosagens altas da erva Camellia sinensis (que dá origem aos chás verde, branco, preto e matchá) podem resultar em uma toxicidade por excitação do sistema nervoso, e resultar em problemas como convulsões, delírio, cefaleia e taquicardia.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Food Science and Technology: Chá verde brasileiro.
  2. White Tea. Extract induces lipolytic activity and inhibits adipogenesis in human subcutaneous (pre)-adipocytes. BioMed Central: White Tea Extract.
  3. Pace University: White Tea better than green tea?
  4. BBC News: White Tea. Pick of the Crop.
  5. New Study Shows That White Tea Has an Inhibitory Effect on Various Pathogenic Bacteria, Fungi and Bacterial Virus. Pace University.
  6. The Plant List: Camellia sinensis.
  7. Wikipédia: Chá branco.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Chá de Cavalinha: Para Que Serve, Benefícios, Propriedades, Emagrecedor

Chá de Cavalinha: Para Que Serve, Benefícios, Propriedades, Emagrecedor

Chá de Cavalinha: a cavalinha é uma planta medicinal originária da Europa.
O alto teor de sílica em sua composição fortalece os tecidos conjuntivos do corpo e beneficia pacientes com artrite reumatoide.
Em algumas formas de tuberculose, ajuda a isolar os focos da doença nos pulmões.
Ensaios clínicos demonstraram que o ácido silícico solúvel promove a formação de leucócitos, estimulando as defesas do próprio organismo e auxiliando no processo de cura natural.

Chá de Cavalinha Benefícios:

É benéfica contra problemas brônquicos, reumatismo e gota.
Na medicina alternativa é utilizada cataplasma para o tratamento de feridas. Ducha para leucorreia. Colírio para conjuntivite. Embebição para chulé. Lavagem para fortalecer os cabelos e líquido para limpeza bucal para gengivite.
O chá de cavalinha pode ser preparado e borrifado em ervas de jardim e prevenir o ataque de fungos.
A cavalinha é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro para parar hemorragias e menstruações abundantes, por exemplo.
O chá de cavalinha é um ótimo diurético e por isso pode ajudar a emagrecer e a combater inchaços.
A cavalinha é rica em minerais que podem ajudar na recuperação de fraturas e cortes nos ossos, carne e cartilagem, além de melhorar o tempo de coagulação do sangue.
A cavalinha (Equisetum arvense) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Chá de Cavalinha Emagrece:

Os benefícios do uso da cavalinha para o emagrecimento pode ser considerado verdadeiro de duas formas.
O primeiro é que o consumo do chá pode realmente provocar perda de peso, mas não de gordura. Isso porque o efeito diurético da cavalinha, na verdade, pode provocar perda de água no corpo.
Por outro lado, a ação antioxidante da erva também pode ser considerada uma ajudante do emagrecimento saudável, pois elimina as toxinas do organismo, “limpando” o corpo de quem a consome.

Chá de Cavalinha Nome Popular:

Cavalinha, rabo-de-cavalo, cola-de-cavalo, milho-de-cobra, cauda-de-raposa, cana-de-jacaré, erva-canudo, lixa-vegetal.

Chá de Cavalinha Nome Científico:

Equisetum arvense L.

Receita do Chá de Cavalinha:

Componentes: partes aéreas. 3 g (1 colher sopa)
Quantidade: água 150 mL

Como Preparar o Chá de Cavalinha:

Infusão. Usar 3 g (1 colher sopa) em uma xícara de água.

Chá de Cavalinha Propriedades Medicinais:

Diurético, anti-hipertensivo, mineralizante, anti-infeccioso, antiprostático.

Para que Serve o Chá de Cavalinha:

O chá de cavalinha é bom para tratar úlceras varicosas e aftas (externamente), hemoptises, metrorragia, epistaxe, fluxos sanguíneos hemorroidários, afecções pulmonares, hipertensão de origem renal, problemas renais, obesidade, febre puerperal, conjuntivite, inflamações dos dutos lacrimais, edema, afecções renais, feridas, afecções da próstata, úlceras cancerosas, pterígio, hematúria, influenza e disenteria, edemas (inchaços) por retenção de líquidos.

Chá de Cavalinha Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (sopa) de folhas em uma xícara de água. Tomar 2 a 4 vezes ao dia.
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 10g da planta por litro de água quente. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia (afecções renais e edema generalizado).
Nas hemorragias internas e menstruações excessivas, utilizar 30 a 40g para 1 litro de água. Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 xícara (cafezinho) da planta em 1 litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras das de chá ao dia (problemas renais).
Para a obesidade, tomar 1 copo em jejum e 2 copos meia hora antes das principais refeições.
Uso Externo. Banho. Colocar 3 punhados de talos secos na água do banho e permanecer mergulhado na água por 5 a 10 minutos. Depois lavar a pele normalmente.
Uso Externo. Infusão. Banhos vaginais. Usar 20 a 30g da planta por litro de água. Fazer duas abluções diárias.

Chá de Cavalinha com Hibisco:

O chá de cavalinha com hibisco tem eficácia comprovada para perda de peso e desintoxicação devido às suas propriedades.
O chá de cavalinha é eficiente para emagrecer porque suas propriedades diminuem o inchaço, atuam como diurético e desintoxicante e queimam gorduras.
O hibisco também é bom para reduzir medidas, e por isso o chá de cavalinha com hibisco se tornou uma febre.

Chá de Cavalinha com Hibisco Emagrece?

As duas plantas combinadas têm seus efeitos potencializados.
Assim como a cavalinha, o hibisco também tem ação diurética e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso e para a eliminação de toxinas.
O resultado dessa mistura é um poderoso chá para reduzir medidas e perder peso e combater a celulite e flacidez da pele.
Ambas as ervas possuem propriedades anti-inflamatórias, que reduzem o processo inflamatório resultado do acúmulo de gordura no organismo.
A mistura facilita a absorção de gorduras localizadas, melhora o processo digestivo e regulariza o funcionamento do intestino.

Como Fazer o Chá de Cavalinha com Hibisco?

Ambas as ervas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e de medicina alternativa. Veja como preparar a bebida.

Ingredientes:

  • Hibisco: 5 colheres (chá);
  • Cavalinha: 3 colheres (chá);
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver. Quando levantar fervura acrescente as ervas e desligue o fogo. Tampe e deixe descansar por alguns minutos. Beba a seguir.

Receita de Chá de Cavalinha com Gengibre:

Considerado um “chá que emagrece”, de sabor bastante refrescante, com aroma do campo marcante, definidos pela combinação da cavalinha com o gengibre.

Ingredientes:

  • 170 ml de água a 90°C
  • 1 colher de sopa de cavalinha desidratada
  • 6 fatias finas de gengibre cortado
  • 3 gotas de limão (opcional)
  • 1 unidade de canela em pau (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Esquentar a água até um pouco antes de ferver, quando começar a soltar as bolinhas do fundo.
  2. Numa xícara ou caneca, colocar a água com a cavalinha e o gengibre.
  3. Misturar com o pau de canela.
  4. Tampar e deixar em infusão por 5 minutos.
  5. Após aguardar por 5 minutos, coar.
  6. Pingar gotas de limão e misturar novamente com o pau de canela.

Observações:

Procure não exagerar nos acompanhamentos (gengibre, limão e canela). Eles harmonizam com a cavalinha e não devem se sobrepor a ela.
Importante: qualquer dieta deve ser feita com acompanhamento profissional ou médico.

Chá de Cavalinha Efeitos Colaterais e Contraindicações:

A cavalinha normalmente não está associada com efeitos colaterais, no entanto quando consumida grande quantidade, e por muito tempo, pode causar perda de minerais importantes para o corpo, que pode resultar em diarreia, dor de cabeça, desidratação, perda de peso, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular, por exemplo.
Por isso, é recomendado que seja consumida apenas por curtos períodos, de até uma semana, ou conforme orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.
O consumo da cavalinha não é recomendado para grávidas e lactantes, bem como pessoas que possuem insuficiência renal e cardíaca, pressão baixa e doenças nos rins, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir efeito diurético.
Altas doses podem provocar irritação gástrica, reduzir os níveis de vitamina B1 e provocar irritação no sistema urinário.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Franco, L.C.L.; Leite, R. C. Fitoterapia para a Mulher. Corpomente, Curitiba, 375p. 2004.
  2. BALBACH, A. As plantas curam. Itaquaquecetuba: Missionária, 1992.
  3. The Plant List: Equisetum arvense.
  4. Wikipédia: Equisetum
  5. ALONSO J. Tratado de Fitofármacos y Neutracéuticos, 1°ed, Argentina, 2004.
  6. ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013.
  7. TESKE, M.; TRENTINI, A. M.M. Herbarium compêndio de fitoterapia. 3 ed. Curitiba, 1997.
  8. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas. Instituto Plantarum, Nova Odessa, 2.ed. 2008.