terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Chá de Camomila: Baixa a Pressão? Bebê Pode Tomar? Emagrece?

Chá de Camomila: Baixa a Pressão? Bebê Pode Tomar? Emagrece?

Chá de Camomila: a erva é nativa da Europa, Ásia e África do Norte, no entanto, seu cultivo se difundiu pelo mundo inteiro e atualmente é umas das plantas medicinais mais consumidas na forma de chá.
É utilizada desde o Egito Antigo, onde era considerada uma planta milagrosa, sendo aplicada no tratamento de todos os tipos de enfermidades. Toda a planta é aproveitada, sendo colhida na época de floração.
É uma das plantas medicinais mais usadas popularmente e um dos chás considerados mais seguros.

Chá de Camomila Nome Popular:

Camomila, matricaria, camomilla, chamomille, chamomilla matricaria, camomile, macela, mançanil, comila-de-paris, camomila-romana.

Chá de Camomila Nome Científico:

Matricaria chamomilla L.

Benefícios do Chá de Camomila:

O chá de camomila é rico em propriedades calmantes e sedativas, fazendo com que ajude a aliviar a insônia e proporcionar uma boa noite de sono, além de ser útil para reduzir a ansiedade e amenizar os sintomas causados pelo estresse.
O chá medicinal também é recomendado para pessoas que consomem muito café, pois ajuda a diminuir consideravelmente os níveis de cafeína no sangue, auxiliando inclusive no alívio de dores de cabeça causadas pelo consumo excessivo de substâncias tônicas, como é o caso das bebidas cafeinadas.
A erva é muito usada para acalmar cólicas e como anti-inflamatória, graças a ação do camazuleno, um óleo essencial com propriedades anti-inflamatórias.
As flores contém substâncias emolientes, que ajudam a manter a hidratação da pele, por isso a camomila é muito usada na indústria de cosméticos em sabonetes, colônias e xampus.
A camomila tem uso científico comprovado como antiespasmódico, ansiolítico, sedativo leve e anti-inflamatório em afecções da cavidade oral.
Matricaria chamomilla = Chamomilla recutita faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Propriedades Medicinais do Chá de Camomila:

Anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica, antisséptica, antimicrobiana, anti-helmíntica, cicatrizante, antipirética, antiflogística, ansiolítico, sedativo leve.

Chá de Camomila dá Sono?

O chá ajuda a acalmar contribuindo para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono.
A erva contém glicenia, uma substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir.
Além disso, o flavonoide apigenina presente na planta liga-se a receptores GABA-A cerebrais, de maneira semelhante aos benzodiazepínicos, que age reduzindo a ansiedade.

Chá de Camomila Para Bebê:

O seu bebê pode tomar o chá de camomila, entre outros sem problemas!
Os chás mais populares e que podem ser oferecidos às crianças sem perigo são a erva-doce, a camomila, a erva-cidreira e a hortelã.
A forma mais comum de preparar essa bebida com as ervas é através da infusão em água quente por alguns minutos. Deve-se coar e servir morno. Não há contra-indicações.

Alguns chás tem um efeito melhor para cada tipo de incômodo:

  • Aliviar a cólica: erva-doce ou anis;
  • Ajudar na digestão: erva-doce ou erva-cidreira;
  • Prevenir a gripe: limão com gengibre;
  • Relaxar: camomila e hortelã;
Evite chás ou bebidas prontas que tenham cafeína, como o chá preto ou chá mate. A criança pode ficar mais irrita e ainda alterar seu ritmo de sono.
O ideal é acostumar a criança a tomar o chá sem açúcar e adoçantes – aliás, não é aconselhado dar qualquer tipo de bebida açucarada antes do primeiro ano de vida.
Lembre-se que o consumo de mel, considerado um adoçante natural, só é permitido para crianças maiores de 1 ano.
O ideal é que os chás sejam consumidos longe da hora das refeições, para não tirar o apetite, e sem adição de adoçantes. Ainda assim, vale consultar o médico do seu filho para saber qual é a quantidade diária recomendada da bebida, de acordo com a idade dele.
DICA: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê.
Mas, passado o primeiro semestre de vida; os chás, assim como a água, podem ser introduzidos aos poucos na alimentação dos bebês.

Chá de Camomila Baixa a Pressão Arterial:

Da mesma forma que a erva-cidreira, a camomila é um calmante natural e pode ajudar a reduzir a pressão alta. Basta ferver 2 ou 3 colheres (chá) de camomila em uma xícara de água  por 3 minutos. Depois é só coar e beber.

Chá de Camomila Emagrece:

A camomila pode ajudar na perda de peso porque tem propriedades diuréticas e é uma erva que suprime o apetite.
Ela também tem efeitos catárticos, ou seja, é capaz de desintoxicar e remover resíduos do corpo e também age como um chá estimulante.
A camomila favorece a melhor digestão ajudando na redução do peso, pois quando seu sistema digestivo não é capaz de digerir alimentos corretamente, você se sente fraco, esgotado e com fome e consequentemente ingere alimentos em excesso.
E uma má digestão pode afetar seu metabolismo negativamente.
Para cuidar desse problema, o chá de camomila tem um estimulante que ajuda os órgãos de secreção a responderem e alcançarem eficiência máxima no processo digestivo.
Como o chá de camomila diminui seu apetite, você não sente vontade de comer e para de pensar em comida. Isso evita que você coma demais.
Seu corpo é capaz de queimar mais calorias já que, como mencionado antes, o chá é um estimulante. É assim que o chá de camomila ajuda você emagrecer.
Outro ponto é o estresse, que tem um efeito negativo no seu sistema hormonal. Induzindo a acumulação de gordura, especialmente ao redor do estômago, então, reduzir o estresse com chá de camomila ajuda a manter um equilíbrio hormonal e consequentemente reduzir o peso.
Se você realmente quer experimentar o efeito benéfico do chá de camomila, beba antes de cada refeição. Além de te fazer se sentir satisfeito mais rápido, o chá de camomila melhora a digestão.

Chá de Camomila Para Pele:

A camomila também é bastante usada para tratar a pele. Ela pode ser usada como tônico para fazer limpeza da pele e também como calmante em casos de alergia.
A erva é utilizada para a fabricação de cremes hidratantes e suavizantes para a pele.
A camomila tem propriedades que fazem com que ela atue nas células da pele dando mais brilho e retirando o aspecto seco e de envelhecimento.

Compressas para combater inflamações e inchaços:

Olheiras, espinhas e irritações da pele podem ser combatidas ou aliviadas com o uso de compressas geladas de camomila. Faça o chá, deixe na geladeira e aplique no local.

Pós-depilação:

Possui ação anti-inflamatória, ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão depois da depilação ou do barbear. Ela acontece por causa de uma dermatite de contato irritativa, que desencadeia um processo inflamatório.

Tônico facial:

Prepare o chá de camomila. Deixar esfriar e aplique no rosto para limpar e tonificar a pele. A camomila tem capacidades para purificar, desintoxicar e desinchar a pele.

Para Que Serve o Chá de Camomila:

Antiespasmódico, ansiolítico e sedativo leve, anti-inflamatório em afecções da cavidade oral. A infusão concentrada pode ser usada em bochechos para tratar inflamação das gengivas , boca e aparelho geniturinário.
Ansiedade, insônia, síndrome febril, dispepsia, flatulência, náusea, vômito, dor reumática, clareadora de cabelos, menstruação dolorosa.
É usada com tônico digestivo, facilita a eliminação de gases e estimula o apetite. Também alivia dores musculares, na coluna e ciáticas.

Fórmula para Uso Interno:

Componentes: inflorescências secas. 3 g
Quantidade: água 150 mL

Fórmula para Uso Externo

Componentes: inflorescências secas. 6 – 9 g
Quantidade: água 150 mL

Como Preparar o Chá de Camomila:

Infusão. Usar uma colher (chá) de flores secas em uma xícara de água fervente.

Como Fazer o Chá de Camomila:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar uma colher (chá) de flores secas em uma xícara de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá 3 vezes ao dia. Podendo adicionar o suco da metade de um limão, por dose.
Uso Externo. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 6 a 9 g de flores secas em uma xícara de água fervente. Fazer bochechos e/ou gargarejos, 5 a 10 minutos após o preparo. Usar 3 vezes ao dia.
Uso Externo. Acima de 12 anos. Infusão. Compressas. Para aliviar irritações de pele use 6 colheres (sopa) de flores frescas de camomila em 1 litro de água fervente. Deixe esfriar e aplique o líquido em compressas sobre a área afetada.
Escalda-pés para aliviar o estresse. Para combater o cansaço ou o estresse, basta mergulhar os pés em uma bacia com água morna e espalhar saquinhos de chá de camomila. Você vai se sentir bem melhor.

Chá de Camomila com Mel:

O chá de camomila com mel pode ser preparado usando as flores secas da planta ou com sachês.
  • 1 colher (chá) de flores de camomila
  • 1 xícara de água
  • Mel orgânico a gosto
Deixe a água ferver, desligue o fogo e acrescente as flores de Camomila. Em seguida, tape o recipiente e deixe descansar por 5 minutos, coe e adoce com mel.
DICA: uma boa estratégia para um dia calmo e tranquilo é consumir uma xícara de chá de camomila bem quentinho logo depois de acordar, ainda em jejum.

Quais os Efeitos Colaterais do Chá de Camomila e Contraindicações:

Podem surgir reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdosagens, podem ocorrer náuseas, excitação nervosa e insônia, mal-estar, enjoo e vômitos.
Evitar o uso em pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à camomila ou plantas da família Asteraceae.
Deve ser evitada por grávidas por existir a possibilidade de elevar o risco de aborto e por quem estiver tomando remédios anticoagulantes. Isto porque a erva pode reduzir a eficácia de alguns medicamentos voltados para combater a doença.
Não aplicar a infusão na região próxima aos olhos.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. PANIZZA, S. Plantas que Curam – Cheiro de Mato. IBRASA, São Paulo, 4a ed., 1997.
  2. NOLLA, D.; SEVERO, B. M. A.; MIGOTT, A. M. B. Plantas Medicinais. Editora Universitária UPF, Passo Fundo. 2005.
  3. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 1ª ed. 2011.
  4. The Plant List: Matricaria chamomila.
  5. Wikipédia: Matricaria chamomila.
  6. ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y nutracéuticos. Ed. Corpus, 2004.
  7. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.
  8. NICOLETTI, M. A.; et al. Principais interações no uso de medicamentos fitoterápicos. Rev. Infarma, vol. 10, n. 1/2, p. 32-40, 2007.
As informações contidas nesse artigo não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!
Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.

Pesquisas Relacionadas:

Chá de Camomila dá Sono, Chá de Camomila Contra Indicações, Chá de Camomila Como Fazer, Chá de Camomila Para Que Serve, Quais os Efeitos Colaterais do Chá de Camomila, Chá de Camomila Emagrece, Chá de Camomila Para Pele, Chá de Camomila Para Bebê, Chá de Camomila Benefícios, Chá de Camomila Baixa a Pressão Arterial, Bebê Pode Tomar o Chá de Camomila, Chá de Camomila com Mel.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Chá de Calêndula: Benefícios, Cicatrizante, Ajuda Engravidar?

Chá de Calêndula: Benefícios, Cicatrizante, Ajuda Engravidar?

Chá de Calêndula: a calêndula é uma planta herbácea anual, originaria da região do Mediterrâneo.
O nome da flor é derivado de “calend”, que significa o primeiro dia de todo mês, vez ela se abre com as elevações do sol e pode ser encontrada em algumas partes do mundo florescendo todos os meses.
A erva possui sabor amargo e perfume suave e é um bom cicatrizante.
O efeito na inflamação e regeneração de tecidos a torna um eficaz agente de cura de feridas naturais.
Soldados da guerra civil americana, no século 19, usavam a planta para tratar feridas nos combatentes.

Benefícios do Chá de Calêndula:

Dentre as propriedades medicinais da calêndula se destaca a capacidade da erva em aumentar a circulação periférica.
Seus benefícios para a pele são bem conhecidos e é largamente empregada na indústria cosmética.
A tintura alivia sintomas de traumatismos e pomadas e compressas à base de calêndula ajudam a tratar furúnculos e varizes.
A calêndula também serve para regular a menstruação e amenizar as cólicas.

A calêndula tem uso científico comprovado nas seguintes formas:

  • Preparado por infusão é anti-inflamatório e cicatrizante.
  • Como tintura é anti-inflamatório em afecções da cavidade oral.
  • Como gel auxilia no tratamento da acnee inflamações em geral.
  • Como creme é antisséptico e cicatrizante, podendo ser aplicado em assaduras e feridas.
A espécie Calendula officinalis faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Um dos usos mais tradicionais do chá de calêndula tem a ver com seu potencial de cura.
A bebida é muito utilizada topicamente para o tratamento de feridas, lesões, queimaduras ou inflamações na pele.
O chá acelera a cicatrização e evita inflamações na lesão devido às suas propriedades anti-inflamatórias. De quebra, a calêndula também apresenta propriedades analgésicas que aliviam a dor.

Chá de Calêndula Para Pele:

A presença de antioxidantes como os flavonoides faz com que o chá de calêndula ajude a prevenir danos causados por radicais livres.
Esses radicais podem causar danos celulares nas células epiteliais, fragilizando a nossa pele e deixando-a mais suscetível a sinais relacionados ao envelhecimento como rugas, marcas e manchas na pele.
Dessa forma, o chá de calêndula pode prevenir o envelhecimento precoce e deixar a pele bonita e saudável.

Chá de Calêndula Para Engravidar:

O chá de calêndula pode ser usado como um método natural e caseiro para ficar grávida.
Uma alimentação sadia com alimentos ricos em proteínas e hidratos de carbono, como a geleia real, por exemplo, pode promover a fertilidade.
O chá de calêndula tem efeitos similares, pois limpa o trato vaginal de forma natural e pode regular o ciclo menstrual.
Beba essa infusão diariamente, buscando ter relações sexuais especialmente nos dois dias de mais fertilidade.

Regulação do Ciclo Menstrual:

Além de aliviar dores e desconfortos associados ao período menstrual, o consumo de chá de calêndula ajuda a induzir a menstruação. Isso é muito interessante para mulheres que sofrem de ciclos irregulares.
A regulação ocorre porque os flavonoides encontrados no chá ajudam a relaxar os músculos e a melhorar a circulação sanguínea, o que facilita e induz a menstruação.
Além disso, o relaxamento dos músculos ajuda a evitar cãibras durante a tensão pré-menstrual.

Banho de Calêndula Terapêutico Para o Bebê:

O chá de calêndula pode ser usado em banho terapêutico para o bebê. Outras ervas, como a camomila, aveia, hortelã e manjericão podem ser utilizadas.
A calêndula é boa para eczemas e problemas de pele.
A infusão pode ser colocada diretamente na água do banho, ou fazer uma trouxinha com as folhas da erva para colocar na água e banhar o bebê.
Também pode deixar as folhinhas soltas e permitir que o bebê tenha um banho sensorial.

O Chá de Calêndula Emagrece?

Esse chá também acelera o metabolismo e tem função diurética.
A aceleração do metabolismo faz com que o corpo queime mais calorias, fazendo as mesmas atividades de sempre, o que auxilia na perda de peso.
Da mesma forma, a função diurética auxilia a eliminar o excesso de líquidos do corpo, que causam o inchaço, com isso, diminuindo medidas e peso.
O consumo da bebida pode ajudar a regular a digestão através do relaxamento dos músculos estomacais e intestinais, facilitando a evacuação.
Isso pode gerar uma pequena perda de peso em pessoas que sofrem constantemente com constipação e retenção de fluidos.

Nome Popular:

Calêndula, mal-me-quer, maravilha-dos-jardins, maravilha, bonina.

Chá de Calêndula Nome Científico:

Calendula officinalis L.

Receita do Chá de Calêndula:

Componentes: flores secas. 2 g
Quantidade: água 150 mL

Como Preparar Chá de Calêndula:

Infusão. Usar 1 colher (sobremesa) de flor de calêndula em uma xícara de água fervente.

Chá de Calêndula Propriedades Medicinais:

Adstringente, antisséptico , analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida.

Chá de Calêndula É Bom Para Quê?

A calêndula serve para ajudar no tratamento de acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras no seio, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assadura, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações.

Como Fazer e Preparar o Chá de Calêndula:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Para cólicas menstruais. Coloque 1 colher (sobremesa) de flores de calêndula em uma xícara de chá de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe, tome 2 xícaras diariamente nos oito dias anteriores à menstruação.
Uso Interno. Infusão. Emenagoga. Usar 2 colheres (sopa) de flores em ½ litro de água fervente. Tomar uma xícara de chá antes das refeições, iniciando 8 dias antes da menstruação.
Uso Interno. Infusão. Uso geral. Colocar 2 colheres (sopa) de flor de calêndula em uma xícara de água fervente. Deixar descansar por 5 minutos. Tomar ½ xícara de manhã e ½ xícara à noite.
Uso Interno. Decocção. Desintoxicante. Ferver 3 colheres (chá) de flores secas em 3 xícaras de água. Deixar descansar por 5 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.
Uso Interno. Infusão. Usar 1 colher (chá) de flores em 1 xícara água quente. Abafar por 5 minutos. Tomar ½ xícara de manhã e ½ xícara à noite. Tomar 3 xícaras ao dia atua como desintoxicante da pele combatendo a acne.
Uso Externo. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 10 colheres (sopa) de flores frescas ou 4 a 6 colheres (sopa) de flores secas para 1 litro de água. Aplica-se sobre o local afetado na forma de compressas e/ou banho de calêndula 3 vezes ao dia.
Após higienização, aplicar o infuso com auxílio de algodão sobre o local afetado, três vezes ao dia. Fazer bochechos ou gargarejos três vezes ao dia.
Cataplasma. Amassar folhas e flores da calêndula em um pano limpo (gaze) e pôr em cima da ferida ou acne, deixando atuar durante 30 minutos.

Pomada de Calêndula:

A pomada de calêndula é um produto natural utilizado para tratar queimaduras de primeiro grau, queimaduras solares, feridas, picadas de insetos e até assaduras ocasionadas pela fralda do bebê.
Isso porque o creme possui propriedades analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. É uma pomada que pode ser usada por adultos ou crianças.
O modo de uso da pomada de calêndula consiste na aplicação, três vezes ao dia, no local afetado, através de uma massagem, se possível, para que a pomada seja totalmente absorvida.

Efeitos Colaterais da Pomada de Calêndula:

Não há conhecimento de efeitos colaterais da pomada de calêndula.

Contraindicações da Pomada de Calêndula:

A pomada de calêndula está contraindicada para indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
A pomada de calêndula não deve ser utilizada pelas grávidas sem orientação do médico, ou obstetra, e não deve ser aplicada em feridas abertas que estejam sangrando.

Chá de Calêndula Efeitos Colaterais e Advertências:

A planta é geralmente considerada segura para o uso sobre a pele.
O uso interno em doses elevadas não é indicado, podendo causar falta de apetite, náuseas e vômitos.
Não deve ser aplicada a uma ferida aberta sem supervisão médica.
Pessoas alérgicas a plantas de margarida ou pertencentes a família das asteráceas, incluindo crisântemos e ambrósia, também pode sofrer reações alérgicas (normalmente uma erupção cutânea).
Mulheres grávidas e lactantes não devem usar a erva.
Em casos raros pode causar dermatite de contato.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. NOLLA, D.; SEVERO, B. M. A.; MIGOTT, A. M. B. Plantas Medicinais. Editora Universitária UPF, Passo Fundo. 2005. ​
  2. The Plant List: Calendula officinalis.
  3. Wikipédia: Calendula officinalis.
  4. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones. 1998.
  5. Guia de Medicina Homeopática. 1983. LORENZI, H; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil. 2002.
  6. SALLÉ, J. L. O Totum em Fitoterapia. 1996.
  7. SIMÕES, C. M. O et al. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. 1999. SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 2000.
  8. GAZIM, Zilda Cristiani et al. Identificação dos constituintes químicos da fração volátil da Calendula officinalis produzida no Paraná. Horticultura Brasileira, v. 25, p. 118-121, 2007.
As informações desse artigo não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!
Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.

Pesquisas Relacionadas:

Chá de Calêndula Emagrece, Chá de Calêndula Cicatrizante, Chá de Calêndula, Banho de Calêndula, Pomada de Calêndula, Flor de Calêndula, Chá de Calêndula Para Bebê, Chá de Calêndula Para Pele, Chá de Calêndula É Bom Para Quê, Como Fazer o Chá de Calêndula, Benefícios do Chá de Calêndula, Como Preparar o Chá de Calêndula ,  Chá de Calêndula Para Engravidar.